terça-feira, 29 de junho de 2010

Qualidades do educador musical


O educador musical deve agregar conhecimentos de variadas áreas bem como estar disposto a experimentar variadas possibilidades.


Música é algo a ser visto na dimensão humana, logo, o educador musical deve ter conhecimento não apenas dos elementos constitutivos da música, mas também da relação entre os elementos da natureza humana e dentre estes elementos estão os de ordem fisiológica, afetiva e mental. Sabemos ainda que a música é desenvolvida nos diversos aspectos: educativo, psico-social, terapêutico e até mesmo espiritual. O educador musical deve ter em mente o aspecto central que está sendo trabalhado, bem como os objetivos que se pretende alcançar, para que possa melhor conduzir o seu trabalho, com vistas a alcançar o resultado almejado. Cada aluno, situação, local, época, contexto social bem como outras variáveis são diferentes entre si, portanto, cabe ao educador musical o conhecimento destes aspectos a fim de adaptar o seu trabalho seja por aluno, ou em determinadas situações ou local, falta de recursos, época ou contexto social envolvido no processo. O professor deve se adaptar criativamente às condições de trabalho que surgirem. A educação não é algo estático e imutável.
O educador musical deve ter um profundo conhecimento logicamente da sua área de atuação, tais como as disciplinas e conteúdos da parte musical específica, assim como área pedagógica, pois não basta o conhecimento em si, o educador deve saber a melhor forma de passar este conhecimento de maneira que venha ser bem compreendido e de forma a estimular o seu aluno na busca pelo conhecimento. É muito importante que o educador musical tenha uma profunda experiência no contato com a música, pois como poderá ensinar algo que não experimentou?
O educador musical deve ter uma boa compreensão musical; competências técnicas; um sólido conhecimento de apreciação e percepção musical; estruturação dos seus elementos constituintes; história da música; conhecimento de repertório, a fim de facilitar na escolha para cada aluno ou situação e poder orientar melhor em cada situação; criatividade e capacidade inventiva. Todas estes elementos devem fazer parte da bagagem intelectual do educador musical, a fim de melhor conduzir o seu trabalho. Além dos elementos específicos da música, o educador deve estar sempre ligado às tendências atuais de ensino-aprendizagem, bem como as inovações tecnológicas afim de aprimorar o seu trabalho e se adequar ao ambiente dos alunos. O mundo está em constante mutação, logo é preciso uma constante reciclagem de metodologias e materiais utilizados na educação musical, para que se possa acompanhar o padrão de evolução da sociedade, tornando o estudo mais atrativo e interessante.
O educador musical deve ainda ser portador de um senso de organização, didática musical, planejamento e avaliação. Estes são elementos fundamentais para profissionais atuantes na área da educação.
Além do mais, torna-se importante o conhecimento psicológico das fases de desenvolvimento infantil e da psicologia da música, pois ao lidarmos com as pessoas, temos que estar cientes da fase de desenvolvimento em que se encontra, suas características, facilidades e dificuldades, a fim de verificar a melhor forma de conduzir o processo ensino-aprendizagem. Sabemos que cada faixa etária tem suas características próprias, portanto é importante este conhecimento para que o trabalho não seja conduzido de forma inadequada a cada idade.

Um comentário:

  1. Gostei muito do seu blog, vou colocar esse link no meu twitter.

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