terça-feira, 29 de junho de 2010

Principais tendências teórico-metodológicas de acordo com o PCN Arte




Pelo PCN Artes, podemos relacionar várias tendências teórico-metodológicas no ensino de Artes nas escolas. Tendo em vista a atual sociedade, com seus progressos e avanços científico-tecnológicos, o alto grau de disparidades sociais, a competição no mercado de trabalho e tantos outros aspectos inerentes à sociedade e seus problemas, as crianças e os jovens devem ser preparados para enfrentar esta nova realidade. Portanto, em primeiro lugar, observamos a preocupação na formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos, aptos para ingressar no mercado de trabalho e atuar na sociedade de forma a contribuir na construção de uma nova realidade, respeitando as diversidades regionais, culturais e políticas. Com isso, enfatiza-se que os alunos se apropriem de conteúdos sociais e culturais de maneira crítica e construtiva. Para isso, é enfatizado o relacionamento contínuo e flexível com a comunidade, pois favorece a compreensão dos fatores políticos, sociais, culturais e psicológicos que se expressam no ambiente escolar.


Além da formação de cidadãos críticos e participativos na sociedade, também verificamos as capacidades relativas aos aspectos cognitivo, afetivo, físico, ético e estético, necessários para o exercício da cidadania.


Sendo a área de Arte constituída pelas linguagens artísticas como as Artes Visuais, a Música, o Teatro e a Dança, seu ensino visa a formação dos indivíduos para criar, se expressar e apreciar estas diversas linguagens. A pluralidade de ações, a ligação da arte com outras áreas de conhecimento, o estabelecimento de vínculos entre os conhecimentos escolares sobre a arte e seus modos de produção e aplicação na sociedade são alguns dos pontos importantes tratados no PCN Arte.


A Arte como garantia de uma aprendizagem contextualizada em relação aos valores e modos de produção artística nas diversas épocas e meios socioculturais; o fazer artístico como desenvolvimento de potencialidades como percepção, intuição, reflexão, investigação, sensibilidade, imaginação, curiosidade e flexibilidade; o fazer artístico como experiência de comunicação humana e de interações no grupo, na comunidade, na localidade e nas culturas; a experiência do fazer, a experiência do apreciar e a experiência do contextualizar, todos estes representam aspectos considerados como fundamentais no ensino de Arte.


Podemos dizer que a escola deve garantir um conjunto de habilidades que possibilitem ao aluno ter base suficiente para seguir no caminho do saber, apreciar e fazer artístico, atuando na sociedade de forma permanente, crítica e participativa.

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