terça-feira, 29 de junho de 2010

Ciberespaço: democratização do conhecimento na EaD


O ciberespaço se constitui como um espaço de comunicação no qual não há necessidade do homem físico para constituir a comunicação como fonte de relacionamento. A Educação à Distância (EaD), utiliza como ciberespaço as salas virtuais mediante fóruns de discussão, chats, entre outros numa rede interligada que visa um aprendizado virtual.

A EaD compõe uma das formas de aprendizagens inovadoras e de sucesso entre as diversas instituições de ensino pois se baseia no estabelecimento de relações acadêmicas em que a distância geográfica e limites fronteiriços até mesmo entre países não se constituem como barreiras para o acesso.

Essa nova forma de aprendizagem virtual depende de suporte físico tecnológico da internet. O acesso é global podendo ocorrer de qualquer parte do mundo; é público; interativo; milhões de pessoas podem se conectar através se conectar de vários tipos de máquinas computacionais; é econômico pois não há necessidade de deslocamento. O mundo está diante dos seus olhos sem a necessidade de sair de casa. Há a comunicação escrita e falada através das mídias e programas disponíveis para tal.

A interação de aprendizagem ocorre entre todos sendo cada um potencialmente emissor e receptor num espaço democrático e dinâmico. As relações não ocorrem mediante características geográficas, sociais, religiosas, políticas, e sim de acordo com categorias de interesses e afinidades eletivas.

Certas circunstâncias são evitadas a partir da EaD. Um exemplo simples é o fato de pessoas deficientes físicas se sentirem constrangidas ou mesmo serem vistas de forma preconceituosa por colegas ou professores na sala de aula. Outro exemplo clássico é o do indivíduo tímido que demonstra dificuldades de interagir com a turma e com professores prejudicando também seu aprendizado em aulas presenciais. Nesse caso, a EaD entra como uma forma de tal aluno se expressar e interagir melhor no ambiente de aprendizagem. Sabe-se que em determinadas regiões existem pessoas de outras culturas e países, como por exemplo, os mulçumanos que vivem no Brasil. Possuem sua cultura própria que não se iguala a do Brasil. Desta forma, como fornecer uma educação continuada à esse indivíduo sem modificar sua cultura predominante? A EaD entra como solução aos vários fatores que envolvem essa questão como a doutrina religiosa, constrangimentos, etc.

Estamos diante da globalização que nos indica novas maneiras de ensinar, aprender e interagirmos socialmente. O novo paradigma da educação indica uma sociedade dialógica, um indivíduo coletivo que percebe a importância do outro e da interdisciplinaridade. A EaD traz então a aprendizagem colaborativa a qual todos são importantes e envolvidos entre si independente de sua raça, religião, visão política e características físicas. Nessa perspectiva, estamos diante de um espaço virtual de aprendizagem fundamentado na parceria entre alunos, professores e sociedade em geral no espaço cibernético.

O ciberespaço de maneira geral tem contribuído para eliminar as diferenças e diversos tipos de preconceitos, pois todos têm o mesmo espaço e liberdade para participar e se comunicar. Quando uma tela de computador separa um indivíduo de outro, mesmo que as diferenças estejam presentes, mas não sendo visíveis, é o suficiente para tornar todos iguais e com isso ocorrer a aceitação de todos.

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