sexta-feira, 2 de julho de 2010

A educação musical como ferramenta para a conscientização do universo sonoro atual




O mundo tem sofrido constantes evoluções e com isso, novas tecnologias vão surgindo, facilitando a vida e o trabalho do homem. Novas máquinas e equipamentos sonoros surgiram, veículos que trafegam pelas ruas aumentam a cada dia e tantos outros elementos que contribuem para a formação da paisagem sonora (termo muito utilizado pelo educador musical Murray Schafer para denominar determinados ambientes sonoros) a qual estamos cercados. Em ambientes rurais, a paisagem sonora se caracteriza por baixos ruídos, menos sobreposição de sons, podendo se ouvir os sons separadamente. Este tipo de paisagem sonora é chamada Hi-Fi. Nos centros urbanos já observamos um “amontoado de sons”, tornando difícil distinguir uns dos outros. Tal paisagem é denominada Low-Fi. Enquanto que em Hi-Fi temos uma qualidade natural dos sons, sem ruídos, em Low-Fi podemos dizer que temos um som poluído, cheio de ruídos e barulhos característicos da zona urbana.
A paisagem sonora à qual nos encontramos se constitui numa poluição sonora constante, pois é grande a quantidade de barulhos e ruídos que prejudicam a saúde humana. A escuta e a percepção está sendo afetada. O corpo também precisa de silêncio para descansar, pensar e concentrar-se em algo. O stress do homem moderno está fortemente relacionado com barulho e caos, típicos da agitação das cidades. Além deste, vários outros malefícios podem ser causados ao homem devido à grande quantidade de barulho, tais como, alterações do sono, ansiedade, nervosismo, falta de concentração, danos auditivos, dentre outros. Parece que a sociedade já se habituou ao elevado nível sonoro.
O mundo pós-industrial se mostra bastante desatento quanto à percepção sonora. Os ruídos aumentaram de forma significativa, nosso corpo reage quanto à isso, mas nossos ouvidos estão cada vez mais desatentos.
É preciso que nos tornemos mais atentos, preocupados com os sons nocivos ao meio ambiente, nos tornando ouvintes conscientes capazes de selecionar os sons que queremos ouvir ou produzir, preservar ou extinguir.
A percepção do universo sonoro é um aspecto trabalhado na educação musical. Como diria Murray Schafer, um grande educador musical canadense, deve-se levar ao conhecimento dos alunos os sons do ambiente, tratando a paisagem sonora a qual estamos cercados como uma composição musical, a qual pode e necessita melhorar. Para isto, cada um deve ser conscientizado sobre o seu papel mediante este universo sonoro, atuando como um compositor da paisagem sonora, portanto, como uma obra musical que está sendo construída, depende de seu(s) criador(es). A educação musical relaciona-se com o social, portanto, cabe aos educadores musicais desenvolver um trabalho contextualizado e significativo, contribuindo na melhoria da sociedade. Através de um processo participativo e crítico, pode-se atuar no sentido de uma mudança de atitudes e práticas individuais e coletivas.
A educação musical pode auxiliar na construção de uma consciência ecológica sobre a paisagem sonora atual e seus efeitos sobre o ambiente e qualidade de vida da sociedade. Promovendo o conhecimento do universo sonoro à qual estamos inseridos e uma audição consciente, estaremos influenciando sobre a produção de sons da sociedade. Desta forma, pode-se auxiliar a ação educativa sobre o ambiente sonoro, buscando também relações entre educação musical e educação ambiental.

Um comentário:

  1. Olá Luana, tudo bem...?

    Bacana o conteúdo do seu Blog. Realmente a educação musical deve ser levada muito a serio.
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